Corpo Ministerial: Prª MAISA, JACIRA, ANDRÉIA, SIDNEY, RAFAELA, MARIA DAS GRAÇAS

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. (II Tm. 2.15).

terça-feira, 15 de março de 2011

Montes Claros registra novo abalo sísmico: Tremor de terra foi de magnitude 3.2 na escala Richter

Por: Prª Nancy de Assis Ramos



10/03/2011 – 08h42m
Luís Alberto Caldeira
Repórter
O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília divulgou que o tremor de terra que aconteceu em Montes Claros na noite de sábado, 5 de março, foi de magnitude 3,2 na escala Richter, que vai de 1 a 9 pontos.
Detalhes da leitura revelaram que o abalo teve como epicentro a área urbana, com quase exatidão (pequena margem de erro) o cruzamento das ruas Santa Catarina e Pastor Raimundo Fernandes, no bairro Santa Rita.
O coordenador geral da equipe responsável pelo Boletim Sísmico Brasileiro, Lucas Vieira Barros, informou as causas do tremor na cidade:
- A fonte sísmica está associada com uma falha geológica ativa em Montes Claros, o que gerou este abalo e que vai continuar gerando sismos futuros. Ele se resultou de uma acomodação, quando a terra se quebra e se rompe e as partes espalhadas da falha passam a ocupar uma nova posição de equilíbrio – explicou.
Além de antecipar que os tremores de terra vão continuar em Montes Claros, Lucas Barros não descartou a possibilidade de que os sismos na cidade possam alcançar magnitudes maiores do que a registrada no último fim de semana.

- O que temos verificado é que as magnitudes observadas ao longo do tempo estão por volta de 3. Sismos de magnitude até 4 na escala Richter não são capazes de produzir danos, mas um pouco maior sim, em função da proximidade do ponto de origem à cidade e a profundidade do foco, principalmente se houver construções de má qualidade – alertou.
Os dois fortes estrondos relatados por moradores de diferentes bairros de Montes Claros ocorreram às 20h29. Ainda segundo o Observatório Sismológico de Brasília, este tremor de terra foi sentido também nos municípios vizinhos de Francisco Sá, Brasília de Minas, Januária e Itacarambi. O Corpo de Bombeiros local recebeu inúmeras chamadas da população relacionadas ao tremor, porém não saiu para atender a nenhuma ocorrência relacionada ao fato.
Este foi o segundo tremor em menos de seis meses na cidade. No dia 20 de setembro de 2010, a cidade sentiu um abalo às 13h55 com magnitude de 2.7 na escala Richter, e outro de 2.3 às 14h35.
Em dezembro de 2007, o Brasil conheceu sua primeira vítima fatal causada por um terremoto. Aconteceu no povoado de Caraíbas, distrito de Itacarambi/MG. O tremor atingiu 4,9 graus e deixou casas destruídas. Também foi sentido em outros municípios próximos, como Manga e Januária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário